quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Rede Eléctrica - Fase 1


 
20/01/2010 - Início da  montagem da rede eléctrica.

16 comentários:

  1. Olá a todos,

    Iniciaram os trabalhos de montagem da rede eléctrica. Espalharam um emaranhado de tubos em todas as direcções e sentidos, no chão e nas paredes das várias divisões da casa, que conduzirão os cabos eléctricos, de tv e telefone, dos quadros eléctricos e de telecomunicações até às tomadas, interruptores e destes aos locais dos candeeiros. Nesta fase fica já definido que candeeiros são accionados por cada interruptor, a localização das tomadas eléctricas, de tv e telefone.

    Entretanto foram também definidos e marcados na obra os trajectos das tubagens de águas quentes, frias e recicladas, esgotos (rede de águas negras e rede de águas cinzentas) e também o posicionamento das máquinas e das loiças das casa de banho.
    Quando esta fase da rede eléctrica estiver concluída avançará a montagem das tubagens. :-)

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. Agora tens mesmo de não deixares escapares esses aldrabões dos electricistas, picheleiros e tubistas hehehe
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Ola Joao e Sonia. Obrigado pelo vosso post no meu blog! A vossa casa tambem esta a ficar fantastica!!! So tenho pena de ainda nao ter tido tempo para vos fazer uma visita!!!!
    imagino bem a quantidade de cabos que devem ter no chao da casa!!! esta fase é chata e nao se ve muito avanço!!!Mas faz parte!! para mim a melhor fase é a da pintura, pois aqui ja comeco a ter uma noção real da casa!!!!

    um abraço
    ALeixo

    ResponderEliminar
  4. Mario Patricio Almeida Martins27 de janeiro de 2010 às 00:37

    Cá estou eu de novo..:-)
    Boas Joao e Sonia..
    Hoje tive uma grande decepçao.. bem grande.. Bem perto do local onde estou a habitar a Casema esta a finalizar a construçao de uma casa e ao ver pessoal por la pedi para entar... nao gostei mesmo nada do que vi, muito mau em acabamentos (tipo rodapes, meia cana, etc) remendos de varias cores etc etc, mesmo muito mau ao ponto de me passar pela cabeça desistir .. ao chegar a casa vejo aqui as fotos da pintura da casa do vosso amigo Aleixo que me dá logo outro alento..
    Entao e como vao as obras por aí?
    Nao consegui perceber por onde vao andar os tubos electricos etc, visto que ja foram feitas as paredes duplas de acordo com algumas fotos..
    espero que tudo continue a correr bem com a vossa casa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Mário, obrigado pelo seu comentário.

    A obra nesta fase não avança tão rápido como nas fases anteriores pois tem que haver uma coordenação das várias equipas (canalizadores, electricistas, técnicos do gás) que, mesmo que parceiros, são sempre externos à própria empresa construtora, têm também outros trabalhos que têm que conjugar. Isso faz com que a obra ande um pouco mais devagar mas é compreensível e faz parte do processo. Ainda assim, hoje andaram lá os canalizadores a tratar das tubagens de águas quentes, frias e cinzentas e da rede de esgotos. Amanhã os electricistas deverão terminar a primeira fase da rede eléctrica para depois o chão poder levar as betomilhas de regularização.

    Infelizmente hoje só pude ir à obra de manhã pelo que não tenho fotos, amanhã colocarei novas.

    Quanto à sua questão dos tubos eléctricos e restantes tubagens passo a explicar:
    No nosso caso, como temos algumas paredes internas de alvenaria, nessas paredes o processo é idêntico às restantes construções, abrem-se os rossos nas paredes e a tubagem fica embutida, depois leva o reboco e tapa tudo. No chão, há um emaranhado de tubos onde passam os cabos eléctricos, as 3 tubagens de água (quente, fria e cinzentas) e as tubagens dos esgotos. Passa tudo no chão ou sob a laje e depois são cobertos com as betonilhas de regularização do pavimento.
    No caso das paredes de madeira (o que mais lhe intriga :-) há duas questões: nas casas de banho e na cozinha, os tubos são aplicados directamente nas paredes de madeira pois por cima destas vai levar os pladures e depois os azulejos que vão cobrir essas paredes. Os tubos ficam assim cobertos pelos pladures. Nos casos das paredes de madeira que não vão ser revestidas (como vai acontecer na sala, quartos e escritório) os tubos vão pelo chão e depois sobem junto dos pilares até ao tecto e circulam neste entre o forro e a lã de rocha. Nos locais onde (junto dos pilares) os tubos com os fios eléctricos sobem, são depois colocadas umas peças de madeira iguais aos pilares (tipo uma calha de madeira em U) que dão a sensação de continuação do pilar e escondem os tubos com os fios. É simples! Se olhar com mais atenção para algumas fotos das revistas das casas de madeira ou fotos de casas nos sites da Imowood, Casema e Monjolo procure junto dos pilares essas calhas porque elas estão por lá. :-) Mais para a frente colocarei também fotos aqui para que possa ver.

    Entretanto, a única coisa que lhe posso acrescentar é que estou muito satisfeito com a qualidade das madeiras do kit da Imowood e dos pormenores de acabamentos que fizeram na nossa casa como por exemplo nas tabeiras, todas à esquadria a meia cana. É certo que toda a casa ainda será lixada e depois pintada mas o primeiro tratamento da madeira que levou na fábrica deixou-a impecável. O Aleixo também está satisfeito com a pintura dele por isso só lhe posso dizer que, se gosta destas casas, não desista desse sonho só porque viu uma casa da Casema de que não gostou... Só me resta convidá-lo a visitar a nossa casa (agora ou numa fase mais adiantada) e verá pelos seus próprios olhos que, se as fotos são giras e dá para ver muita coisa, no final ao vivo é mesmo outro campeonato!!!

    Um abraço,

    Joãi Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  6. Olá nós começamos a nossa casita de madeira na semana passada.... quando nos disseram que tinham começado eu e o marido lá fomos assim que pudémos... bem estávamos à espera de paredes exteriores com isolamento ... mas devemos ter nos desentendido no contrato e apenas foiram colocadas paredes exteriores e interiores de 90 mm... estamos com medo de não ser suficiente, do ponto de vista térmico, ... já temos o isolamento para o telhado e estamos a ver o vosso blog para comparar...
    espero ter tempo para fazer tb um blog com as fotos, a nossa casita neste momento é para fins de semana e férias .. mas sempre a pensar numa futura ampliação, para ser habitação definitiva.

    Obrigado pelos vossos post ... assim que tiver o blog dir-vos-ei e felicidades...

    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel, seja bem-vinda ao nosso blog e obrigado pelo seu comentário.

    Parabéns pela opção e pelo início da construção da vossa casa de madeira. Se tem paredes de 90mm deve estar a construir uma casa em pinho lamelado-colado, certo? Já agora pode dizer-nos qual a empresa que está a construir a vossa casa e em que zona?
    Quanto à questão da espessura das paredes de 90 mm ser suficiente ou não do ponto de vista térmico, lamento mas não sou a pessoa indicada para lhe dizer, pois não falei muito com proprietários de casas em pinho. No entanto, dou-lhe um conselho que pode ser bom para vocês que é falarem com o Zé Carlos, ele é super-porreiro, tem uma casa em pinho nórdico feita pela Rusticasa na Quinta do Arneiro, perto de Torres Vedras, e ele poderá dizer-vos alguma coisa sobre o que acha da espessura das paredes dele (120/80mm). Claro que isso varia um pouco com o tipo das madeiras em si e do próprio tipo de utilização que vão dar à casa mas poderão ficar com uma ideia. Claro que creio que mesmo que venham a achar que os 90mm é pouco poderão adoptar algumas medidas de isolamento adicional à posteriori, e até pode ser que nem venham a achar necessidade...

    Um conselho que dou a todos os interessados em construir uma casa destas é que estudem minuciosamente os contratos e tudo o que está e não está incluído. Se tiverem dúvidas perguntem, peçam para pôr por escrito tudo o que se lembrarem, com descrições detalhadas das várias partes para que no final saibam exactamente o que está e não está incluído. Claro que muitas das alterações como aumento da espessura das paredes, substituição de materiais por outros de valores mais caros, etc acarretam um aumento do orçamento e isso tem que ser levado em conta. Leiam tudo e releiam duas, três ou mais vezes até ficarem com uma ideia clara das coisas.

    Se houver alguma coisa em que eu possa ajudar, tipo alguns conselhos de elementos que eu possa sugerir que devam constar nos contratos digam.

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Muito obrigado pela explicaçao,pelo que vi na casa do Paulo Martins a instalaçao eletrica,agua e gás trabalha dentro das paredes..E vou poder acompanhar de perto a obra dele pois descobri que a casa dele é a 15 minutos da minha..
    Eu estou por dentro de tudo da construçao!!! Sempre trabalhei na area da construçao civil, vou começar agora por minha conta "Pinturas de Construçao Civil" interiores, exteriores, pladur, etc..
    Um abraço e obrigado por poder acompanhar a construçao da vossa casa..

    ResponderEliminar
  9. Olá Mário,

    Então tem uma casa de madeira em construção mesmo à porta de casa para poder ver como é a evolução ao vivo!! Já combinei com o Paulo um dia destes ir aí fazer uma visita :-)
    A casa do Paulo está a ser construída pela Monjolo e eles como têm as paredes duplas com duas pranchas de 4,5cm e não usam o XPS tipo wallmate como isolamento no espaço entre as duas pranchas (penso que usam a tela tripolux), optam por passar as tubagens no interior das paredes duplas. Nos casos das divisões em que as paredes são simples, o processo é o mesmo com os tubos a subirem junto dos pilares. A Imowood como utiliza o isolamento de XPS 3cm no interior das paredes duplas, passa as tubagens dos cabos eléctricos todos junto aos pilares, dentro das calhas de madeira. Penso que nas zonas das cozinhas e casas de banho, como vai tudo ser revestido pelos pladures, as tubagens fixam directamente na parede.
    A casa do Paulo tem a particulariedade de ele ter colocado todas as tubagens a passar sob a laje e não no chão como acontece com a maioria das casas de madeira que não têm uma garagem por baixo.

    Não precisa agradecer e se passar por Santarém um destes dias e quiser ver a nossa casa ao vivo dê uma apitadela.
    Um abraço,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  10. Olá Aleixo,

    Os tubos todos para os fios eléctricos, mais os das águas, esgotos e ainda os do gás, uma pessoa quase não pode passar pela casa. Tu sabes bem o que isso é!! Felizmente mais uns diazinhos e estará tudo acabado com a aplicação das betomilhas e volta-se a poder andar à vontade, com tudo mais arrumadinho debaixo dos nossos pés... Depois começa a parte melhor dos acabamentos. Depois da casa toda lixada (essa parte não é muito boa por causa do pó), vem a melhor parte a da pintura. A casa está já na recta final, as velaturas dão um ar impecável às madeiras, e já podemos ver como vai ficar a nossa casa no final :-))
    Depois é só montarem os espelhos das tomadas e interruptores, instalar os candeeiros e a cozinha e convidar os amigos para a inauguração ehehe ;-)
    Quando quiseres aparecer é só ligares.

    Um abraço,

    João

    ResponderEliminar
  11. esqueci-me a empresa que está a construir a nossa casa é a Imowood.. :) tb é a vossa né?? agradeço o vosso comentário e efectivamente a nossa é pinho lamelado colado.. nós pensámos que era com isolamento tb... foi concerteza um mal entendido.. ;(.. quanto á velatura a minha foi feita em fábrica. Penso que no final é dada uma demão par causa de possíveis riscos, etc..
    Já agora vocês têm no contrato alguma cláusula de garantia pós venda? ??

    ResponderEliminar
  12. Olá Isabel,

    Sim, a empresa que está a construir a nossa casa é a Imowood. As madeiras já vêm da fábrica de Vila de Rei com um primeiro tratamento que protege a madeira durante a construção. Depois de montada, a casa é toda lixada e só depois aplicam as velaturas.
    Em que zona estão a construir a vossa casa? Gostava de visitar a vossa obra e ver a construção de uma casa de pinho, se não se importarem, claro! Se quiserem poderão também vir a Santarém ver a nossa ao vivo. É só uma questão de se combinar.

    Quanto à questão da parede ser simples e vocês pensarem que era dupla isso deve vir no contrato, não? Nós participámos na elaboração do nosso contrato, do caderno de encargos e orçamento anexos ao mesmo e isso está lá tudo bem explícito, inclusivé a questão das garantias pós-venda.

    Não estou muito por dentro das construções em pinho lamelado-colado mas penso que são geralmente em paredes simples, mas com espessuras maiores que as construções em madeira tropical.

    Cumprimentos e que tudo corra bem com a construção da vossa casa,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  13. Olá migo
    E que tal esta isso?
    Cá para nós ainda vais ser o primeiro a ter a casa pronta.
    Abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  14. Olá Paulo,

    A casa teve um bom progresso ontem e hoje e está pronta a levar as betomilhas. Na próxima semana já vão colocar as janelas e as portas :-) Está tudo a correr muito bem e dentro do previsto. Penso que a minha está um pouco mais adiantada que a tua... Já sabes que telhas vais pôr?

    Um abraço,

    João

    ResponderEliminar
  15. Boas

    Infelizmente tenho a telha em minha casa desde Novembro, o que eu escolhi foi a domus da coelho e silva.

    Tenho tido uns fins-de-semana muito complicados contudo temos de combinar um fim-de-semana.

    Abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  16. Oi joão e Sónia a minha casa já tem tb as janelas agora estou à espera do canalizador e do electricista acho q são os mesmos que foram à vossa casa... nossa casa é em Mouriscas Abrantes.. quando quiserem vir ver estejam à vontade.. nós andamos a tentar limpar o terreno à volta, vamos fazer uma horta biologica.... adoro as vossas janelas... adoro a luz do sol e quanto mais entrar em casa ( luz) melhor

    ResponderEliminar