terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tapa-pássaros e Forro do Beirado


 
 
05/01/2009 - Aplicação dos "tapa-pássaros" e início do forro nos beirados

11 comentários:

  1. Olá a todos,

    Hoje o S.Pedro foi porreiro e ajudou aos trabalhos na obra. Colocaram os "tapa-pássaros" que são umas peças que, tal como o nome indica, impedem que os pássaros entrem por debaixo das telhas para irem fazer os ninhos (têm lá muitos outros locais nas azinheiras à volta para fazerem os ninhos sem ser no nosso telhado) :-)
    Depois disso começaram a aplicar o forro nas zonas dos beirados.

    Com o ripado superior concluído e os tapa-pássaros aplicados, já podem ser colocadas as telhas. Amanhã haverá mais novidades! :-)

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. quem é q pode censurar os passarecos... ninho na azinheira ao relento ou ninho abrigado por cima de uma casa quentinha... escolha difícil...

    ResponderEliminar
  3. Oi Cabas, bem-vindo ao nosso blog...

    Pois, ninguém os pode censurar mas vão mesmo ter de arranjar outro pouso. É bom ouvi-los na janela e no terraço, não dentro de casa. Além disso, nas azinheiras estão a ajudar a selecção natural pois o Pinho e a Jade vão poder andar por lá (não que isso possa vir a ser um problema a curto prazo pois, gordos como estão, dúvido que consigam subir às azinheiras, quanto mais apanhar pássaros!!)

    Um abraço,

    Pinhas

    ResponderEliminar
  4. Ola Joao!!!
    A tua casa esta avançar a uma velocidade impressionante!!! Parabens!!
    esta quase!!

    abraço

    ResponderEliminar
  5. ola joao e sonia

    como o Aleixo escreve
    parabens
    esta quase

    grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Aleixo e Paulo,

    Pois é, a obra tem corrido muito bem e a muito bom ritmo. Claro que esta parte era mais fácil as coisas andarem depressa e era conveniente que assim fosse até por causa do mau tempo. Agora a casa já está fechada com o telhado posto e os trabalhadores também já ficam com outras condições de trabalho (que até agora não tinham sido nada fáceis com muita chuva, vento e frio).
    As próximas etapas já são in-door e espera-se que tudo corra bem como até aqui.

    O estar "quase" como vocês dizem ainda é relativo pois, apesar da evolução da casa, ainda faltam muitas, muitas coisas.

    Um grande abraço aos dois e votos que tudo corra bem com as vossas casas

    João

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Sou o Bruno e também tenho uma casa de madeira, embora por outro construtor.
    Gostaria de te colcar uma questão, relativamente ao tapa-pássaros.

    Também colocaram o tapa-pássaros no telhado onde se cruzam as águas?

    Bruno

    ResponderEliminar
  8. Olá Bruno, seja bem-vindo ao nosso blog e obrigado pelo seu comentário

    Quanto ao tapa-pássaros nas junções das águas do telhado, é uma questão que ainda está pendente e que estou a ver a melhor maneira de a resolver. Para já ainda não colocaram nada entre a calha metálica e a telha. Falaram-me em colocar nos espaços das telhas espuma de poliuretano mas também me disseram que os pássaros furam essa espuma e entram na mesma. Estou a ponderar outras soluções para ver a que melhor funcionará ali.
    E na sua casa, como resolveram essa questão? Aproveito para lhe perguntar pois quantas mais soluções melhor. Já agora pode dizer-nos qual a empresa construtora da sua casa?

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  9. Viva João,

    Essa questão ainda não a tenho totalmente resolvida, pelo que estou a tentar uma solução que consiste em ter uma rede (tipo das gaiolas dos pássaros) enrolada por cima da calha.
    Ou seja, a rede fica como se fosse um rolo e tem a vantagem de prender as telhas. Esta solução parece ser eficaz relativamente aos pássaros, mas ainda não testei, digamos que foi hoje mesmo que se fez a instalação.

    Como desvantagens vejo pelo menos as seguintes:
    - folhas que se prendem e antes do Inverno temos de limpar.
    - com o tempo ganha ferrugem, se bem que possa levar algum tempo.
    - estética, apesar da rede ser pouco visível do chão é sempre algo perceptível. Estou a estudar uma solução para colmatar este efeito.

    Respondendo à tua questão, a empresa construtora foi a Monjolo.

    Cumprimentos,
    Bruno

    ResponderEliminar
  10. Olá Bruno,

    O meu pai instalou um sistema semelhante a esse numa caleira que tem num anexo, para evitar que as folhas de uma grande nogueira perto entupissem a caleira. Para evitar a questão da ferrugem a rede era de um material plástico a envolver um arame no interior de modo a dar alguma rigidez à rede. Penso que a do meu pai é verde mas se calhar também haverá de uma cor mais parecida com a das telha de modo a que fique menos perceptível.
    Atenção aos remates nas pontas pois se fica um pequeno buraco que seja, os pássaros vão descobri-lo e entrar por aí (falo com conhecimento de causa de um caso em que foi aplicada uma rede dessas enrolada na junção de dois telhados, ficou um buraquito num lado e os pássaros lá o descobriram, entraram por lá e fizeram montes de ninhos no roofmate que entretanto furaram com buracos mesmo à medida do ninho).

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  11. Caro Bruno,

    Queria perguntar-te se chegaste a alguma conclusão em concreto para a questão dos pássaros nas junções das duas águas dos telhados. É que a Primavera já chegou e eles já andam a rondar a casa em busca de local para o ninho!!!
    Se não for incómodo gostava de ficar com o teu e-mail para podermos trocar impressões sobre as soluções adoptadas para esta ou outras questões que venham a surgir. Se preferires responde-me para jfpinheiro@gmail.com

    Cumprimentos,

    João

    P.S. Se mais algum leitor do blogue tiver a mesma questão e eventuais ideias ou soluções já aplicadas para a resolver, agradeço que as partilhe connosco aqui. Obrigado

    ResponderEliminar