sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rodapés, Filetes para Fios Eléctricos e Caixas para Interruptores e Tomadas

09/04/2010 - Colocação dos rodapés, filetes para os fios eléctricos e abertura dos buracos para interruptores e tomadas

5 comentários:

  1. Olá a todos,

    Apesar de eu não ter podido actualizar o blogue mais cedo, os trabalhos foram prosseguindo com a colocação dos rodapés e filetes e calhas de madeira para os fios de electricidade e a abertura dos buracos para os interruptores e tomadas nos quartos e escritório.

    Para quem não sabia como funcionava o sistema eléctrico aqui estão as fotos dos filetes e calhas de madeira, junto dos pilares que escondem os fios eléctricos. Os tocos de madeira não são muito estéticos e, por isso, optámos por colocá-los apenas nos locais em que vão ficar escondidos (tipo atrás das camas ou de estantes no escritório). Nos locais em queos interruptores e tomadas vão ficar visíveis optámos por os colocar a meio dos pilares pois sempre ficam mais estéticos que ter os blocos de madeira a sair do chão.

    Hoje montaram a primeira das 3 janelas de telhado. Infelizmente não consegui tirar fotos com boa luz. Fica para amanhã.

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. Olá João e Sonia,
    Defacto não fica muito estético os tocos para a aparelhagem electrica,não compreendo porque sendo a vossa casa de parede dupla o não se utilizar essa caixa para a passagem da tubagem eletrica e depois colocar caixas de aparelhagem na parede interior como se faz no pladur? Assim era só furar e a tomada fica à face da parede sem nessecidade dos tocos(digo eu se calhar não é possivel)
    Cumprimentos
    João paulo

    ResponderEliminar
  3. Olá João Paulo,

    A nossa casa é de parede dupla nas paredes exteriores e parede simples nas paredes interiores pelo que a questão dos tocos iria sempre colocar-se nas paredes interiores. Nessas paredes, a única solução para não se ter os tocos é colocar as tomadas e interruptores nos pilares como nós fizemos (e também nas paredes de alvenaria). Só deixámos estas com os tocos para podermos ter duas tomadas juntas e porque estão em locais que não vão ser visíveis.
    Quanto às caixas nas paredes duplas, no caso da Imowood que coloca o wallmate de 3cm no espaço interior da parede dupla, a colocação de toda a tubagem nesse espaço implicaria uma alteração dos isolamentos pois uma vez colocados os tubos para os fios eléctricos e as caixas de aparelhagem para tomadas e interruptores, já não conseguiam colocar o wallmate para o isolamento. Penso que se a Imowood pensar em adoptar esse esquema terá de estudar bem essa questão e eventualmente ver alternativas. Ah, e claro que os electricistas teriam de vir para a obra numa fase muito mais inicial dos trabalhos (ainda só com uma parede, sem isolamentos e sem telhado!)

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  4. Olá João e Sonia
    Defacto no caso do isolamento seria muito mais dificil e teria que haver cortes o que prejudica o isolamento,claro que esse acompanhamento do electricista seria muito mais cedo como acontece com as casas de alvenaria,mas tambem não é grave pois estão posicionadas em zonas invisiveis !
    Parabens esta a ficar optima !
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Olá João Paulo,

    O posicionamento dos interruptores e tomadas é uma coisa que os clientes devem ver sempre directamente com a empresa construtora pois pode haver determinados condicionalismos em alguns locais. No nosso caso, tivemos que optar entre colocar uma única tomada no centro do pilar ou colocar estas tomadas duplas com o soco a vir do chão. Nos casos em que ficavam visíveis foram colocados(as) no centro dos pilares. Estas como iam ficar escondidas ficaram com os tocos pois assim podemos ter duas tomadas juntas. Também já vi uma casa de madeira em que, para contornarem a questão dos tocos, optaram por colocar algumas das tomadas directamente no chão (como existe em alguns escritórios). É outra possibilidade...

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar